Com o aumento da expectativa de vida, o empreendedorismo sênior tem se tornado uma tendência crescente no Brasil, especialmente no estado do Rio de Janeiro. Dados do Sebrae, com base na PNAD-Contínua, revelam que o país já conta com 4,1 milhões de empreendedores com mais de 60 anos, representando 13,8% do total, o que reflete um crescimento de 4% em relação ao ano anterior. No estado do Rio, o aumento é ainda mais notável, com um salto de 9%. Atualmente, são 383 mil empreendedores fluminenses nesta faixa etária, o que corresponde a 14,8% dos donos de pequenos negócios.
No contexto nacional, o Rio de Janeiro ocupa o terceiro lugar no ranking de empreendedorismo sênior, atrás apenas de São Paulo, que lidera com 25%, e Minas Gerais, com 11%. Somando-se ao Espírito Santo, que representa 2% do total, a região Sudeste concentra 47% dos empreendedores sêniores do Brasil. O setor de serviços é o principal escolhido por esses profissionais para iniciar seus negócios.
Distribuição setorial no Brasil e no Rio de Janeiro
A nível nacional, 36% dos empreendedores sêniores atuam no setor de serviços, seguido por comércio (23%), agropecuária (16%), indústria (13%) e construção (12%). No estado do Rio, o setor de serviços é ainda mais expressivo, correspondendo a 50% dos empreendimentos, seguido por comércio (23%), indústria (12%), construção (12%) e agropecuária (3%).