A plataforma Origem Controlada Café foi lançada durante a Semana Internacional do Café em Belo Horizonte, visando impulsionar o segmento de cafés com Indicação Geográfica (IG).
Desenvolvida pelo Sebrae em parceria com a ABDI e o Instituto CNA, a ferramenta reúne dados sobre 15 regiões cafeeiras brasileiras, facilitando a rastreabilidade e ampliando o acesso dos produtores a mercados nacionais e internacionais.
Com módulos de controle, rastreabilidade, inteligência e comunicação, a plataforma garante a qualidade e origem do produto, promovendo transparência e fortalecendo a economia cafeeira do Brasil.
Público já atendido pela plataforma
– 4.237 propriedades;
– 3.451 produtores de café;
– 424 municípios abrangidos;
– 15 regiões produtoras em seis estados.
Benefícios e diferenciais
– Maior garantia aos compradores sobre a procedência e qualidade dos cafés no Brasil;
– Apresenta aos consumidores os perfis sensoriais dos cafés no Brasil, mostrando que o país não produz apenas quantidade e diversidade;
– Traz as histórias dos produtores e de suas famílias que dedicam uma vida inteira de geração em geração no cultivo do produto;
– Dá visibilidade aos produtores de café, que são impulsionadores dessa cadeia produtiva prioritária para a economia do Brasil.
Módulos da plataforma
– Módulo de controle: para garantir a origem e qualidade do produto, fazendo avaliação de conformidade. Possibilita os registrar os dados que comprovam o cumprimento do Caderno de Especificações Técnicas da IG;
– Módulo de rastreabilidade: onde são alimentados os dados dos produtores e propriedades, incluindo dados de georreferenciamento, sobre as etapas de produção e comercialização, entre outros;
– Módulo de inteligência: integra os dados gerados dos módulos descritos acima, agregando dados estratégicos sobre cada território. É fonte atualizada e confiável para a governança das IGs;
– Módulo de comunicação: ambiente onde produtores, empresas, entidades gestoras e apoiadoras da cadeia produtiva do café podem interagir, com interface para se comunicar com o mercado e consumidores.