As micro e pequenas empresas brasileiras (MPE), que representam 99% de todos os empreendimentos do país, foram homenageadas nesta segunda-feira (28) no Congresso Nacional. A sessão solene foi realizada no Plenário do Senado Federal em virtude do Dia Nacional das MPE, celebrado anualmente em 5 de outubro. A cerimônia atendeu ao pedido da senadora Ivete da Silveira (MDB-SC), que presidiu a Mesa na ocasião, e da deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), presidente em exercício da Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas.
As duas parlamentares destacaram a relevância do segmento para o crescimento do país, bem como a resiliência dos empreendedores diante dos impactos da pandemia de Covid-19. De acordo com a senadora Ivete da Silveira, a representatividade das MPE demonstram a vitalidade dos micros e pequenos negócios, mas indicam ainda que é necessário investir nesse segmento, cada vez mais, tendo em vista principalmente o seu potencial de geração de emprego, renda e inovação.
“São números que impressionam. Segundo dados do Sebrae Nacional, das cerca de 19 milhões de empresas existentes no país, 17,2 milhões são de micros e pequenos empreendimentos. Respondem por 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado, o que equivale à manutenção de 18,6 milhões dos empregos formais”, pontuou.
A deputada Carmen Zanotto, por sua vez, lembrou que as micro e pequenas empresas são a força de trabalho do país. “Muitos não compreendem quando falamos de micro e pequena empresa. É a panificadora pequena da esquina do nosso bairro, o salão de beleza, a costureira, é a força de trabalho composta por mais de 50% de mulheres. São com esses empregos que as micros e pequenas empresas mostraram a sua força nos últimos meses, com a abertura de 70% de novas vagas do mercado de trabalho formal”, frisou.
Leave a Reply