A inseparável associação entre tecnologia digital e empreendedorismo é um estímulo à criação de novos produtos que podem fazer a diferença no dia a dia. Com este propósito, os estudantes dos Cursos de Bacharelado de Design Gráfico e Sistemas de Informação do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro se uniram em grupos e desenvolveram aplicativos e sites para a disciplina de Empreendedorismo ministrada pelo professor André Uebe.
A apresentação dos produtos aconteceu na noite desta segunda-feira, 21 de outubro, na Concha Acústica, no IFF Campos Centro. Quem passou por lá conheceu aplicativos que ajudam a buscar vagas de empregos, a formar comunidades musicais e a encontrar informações essenciais de plantio e manejo da terra.
Os sites desenvolvidos também foram destaque com propostas que vão de customização de álbuns de fotos à construção de roteiros com narrativas de RPG (Role-playing game).
“Tivemos seis equipes que tiveram que trabalhar conjuntamente habilidades e competências para poder desenvolver um projeto que envolvesse a parte de tecnologia. O pessoal de Sistemas entrou com a parte de desenvolvimento de código. E o pessoal de Design com a parte de estética e responsividade. A proposta é que eles tivessem contato com empreendedorismo. Visitaram a TEC Incubadora e tiveram alguma noção sobre plano de negócio. Quem sabe daqui sai alguma coisa e eles se animam e tentam incubar uma ideia?”, sugere Uebe.
Os produtos — O estudante de Design Gráfico Samuel Braga afirmou que o grupo desenvolveu o aplicativo e o site Empregaê para, principalmente, facilitar a entrada do jovem no mercado de trabalho. “A gente tenta focar não só nas vagas oferecidas pelas grandes empresas, mas sim nas do mercado local também”, explica.
A diversidade de ideias foi uma marca das apresentações. O site Plantify foi desenvolvido como um sistema de manejo focado em pequenos agricultores, conforme explica o aluno de Design Gráfico Marcelo Moraes. O site mostra informações sobre irrigação, umidade, fluxo de caixa, data de plantio e de colheita e ainda tem um fórum de troca de informações com outros produtores. “É para os produtores gerenciarem as plantações de forma virtual, além de se atualizarem dessas tecnologias.”
Além de propostas com o tema do trabalho, o entretenimento também recebeu a atenção dos estudantes. O aplicativo Stream.it foi desenvolvido para unir a interação das redes sociais com determinado segmento musical, como explica a estudante de Design Gráfico Maria Cecilia Vasconcelos.
“Aqui, nós somos um grupo de Design Gráfico e Sistema de Informação. E a gente não se conhecia. Então, no começo da matéria, a gente percebeu que existia essa necessidade, porque gostávamos de música, mas poder interagir em tempo real, por exemplo, a gente não via com muita frequência. Saber as pessoas que estão escutando a música ao mesmo tempo. A gente quis trazer isso para a nossa ideia de trabalho. É um aplicativo que poderá criar novas conexões com outras pessoas por causa da música”, disse.
A proposta do site com o mapa de eventos culturais de Campos foi idealizado para facilitar o acesso das pessoas à programação de arte, cultura e gastronomia da cidade.
A estudante Luísa Hosken disse que o site seria um local virtual de compra de ingressos e de inscrições gratuitas também para os eventos. “A ideia é fomentar o cenário cultural de Campos. A interdisciplinaridade desta disciplina foi muito importante”, avalia.
Fotos e game — Já o projeto Ponto.zip ofereceu aos visitantes um site em que é possível guardar arquivos de forma customizada. A estudante Lyvia Alves explicou a proposta.
“A gente transformou aquela cápsula do tempo que a gente faz tradicionalmente em que você guarda memórias em terra ou deixa em algum lugar, em algo divertido e digital. No site, você poderia colocar arquivos da forma que preferir para você receber futuramente de forma interessante e divertida”, explica.
Para os usuários do game RPG, um grupo da disciplina decidiu criar um site que, por meio da inteligência artificial, constrói aventuras, um dos objetivos do jogo.
O estudante do Curso de Sistemas de Informação Renan Santos disse que a criação de histórias requer tempo. O site elaborado entrega as narrativas com qualquer ideia em até dois minutos. “A gente queria fazer aventuras mais simples e dicas para mestres iniciantes terem uma ideia de onde e como começar.”