Quatro projetos desenvolvidos por estudantes-bolsistas e professores no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna foram premiados na XVI Mostra de Extensão Uenf, UFF, IFF e VIII UFRRJ, que está acontecendo no Centro de Convenções da Uenf, em Campos dos Goytacazes, até esta quinta-feira, 24 de outubro.
Na área de Comunicação, o campus obteve as duas primeiras colocações, com o primeiro lugar para o projeto “IFF Itaperuna em ação: difusão de saberes científicos pelas redes sociais e rádio”, coordenado pela professora Patricia Gon Corradini, com as bolsistas Laura Mesa, Jeniffer Santos e Iracy Moraes.
“Estamos muito felizes pela premiação. O intuito desse projeto, IFF nas redes, é a divulgação do nosso campus, de nossos cursos, com projetos e tantas coisas boas que tem para oferecer e, infelizmente, muitos na comunidade ao entorno ainda não tiveram a oportunidade de conhecer”, destacou a professora Patricia Gon Corradini.
A segunda colocação em Comunicação ficou com o projeto “IFFCAST: produção de podcast para divulgação científica em diálogo com a comunidade”, do professor Bruno Jardim, com o coordenador de Multimídia do IFF Itaperuna, Rajan Simões, e as bolsistas Lara Sátolo e Mayara Pereira.
“Foi uma experiência única, até por ser minha primeira participação num evento como esse. Gostei bastante, foi um aprendizado e tanto. Fico muito grata pela premiação, mas também pela oportunidade de fazer a apresentação e passar informações sobre Ciência de forma objetiva e clara, sem fake news. Lembrando que o IFFCast está aí nas redes, toda semana apresentando episódios novos e estão todos convidados a ouvir”, disse a bolsista Lara Sátolo, logo após receber a notícia sobre a premiação.
Prêmios também nas áreas de Cultura e Direitos Humanos
O IFF Itaperuna obteve o primeiro lugar também na área de Cultura, com o projeto “Literature-se: intervenção literária para a formação do leitor crítico”, da professora Giselda Bandoli, com as bolsistas Maria Clara Moraes, Karolyne Borges e Vitória Mendes.
Na área de Direitos Humanos, o projeto “Aplicativo de registro de informações em locais de crimes para a Polícia Científica do Estado do Rio de Janeiro”, coordenado pelo professor Jonnathan Carvalho, com os bolsistas Herick Sales e Gabriel Rabelo, ficou com o segundo lugar.
Outros projetos do IFF Itaperuna que marcaram presença nas apresentações da XVI Mostra de Extensão foram “IFFolha Itaperuna”, da professora Fabiana Carvalho, com os bolsistas Laura Machado e Miguel Manhães; “Administra Ação: protagonismo estudantil junto ao terceiro setor de Itaperuna”, da professora Lívia Nepomuceno, com o bolsista Rylen Ferreira; “Filhas da Luta”, da servidora Lylian Cunha, com a bolsista Izadora Amaral; “Engenheiros do futuro: promovendo a integração da Engenharia Mecânica no Ensino Médio”, do professor Juvenil Júnior, com o bolsista Filipe Couto; “Recontar uma história de luta: divulgação do acervo de história oral do Movimento Afro-brasileiro de Itaperuna”, do professor Marcio Rodrigues, com as bolsistas Rayane Teixeira e Ana Luiza Fernandes; “NUGEDIS Itaperuna”, da servidora Mariana Ribeiro, com o bolsista Dante Mozer; e “Cadeia de custódia eletrônica: garantindo a integridade de evidências criminais”, do professor Jonnathan Carvalho, com os bolsistas Davi Tostes, Laura Mesa e Anna França.
O evento segue até quinta-feira, 24 de outubro, com uma programação diversificada: apresentações de trabalhos de extensão de estudantes, palestras, mesa-redonda e atividades artísticas e culturais. Veja a programação completa no site do evento.