A Pantone escolheu a cor do ano de 2023 e aqueceu a cartela com o vibrante Viva Magenta. A justificativa dada foi de eleger “um tom inconvencional para um tempo inconvencional”. O anúncio foi feito na última quinta, dia 1º, e é resultado de uma pesquisa de tendências elaborada pelo instituto.
O Pantone 18-1750 – código referente ao Viva Magenta – passa uma mensagem de energia e vibração positiva. Para eleger a cor, a empresa levou em consideração os desafios enfrentados pela humanidade diante da pandemia da Covid-19 e definiu o “vermelho animado, pulsante de movimento”, inspirado na natureza. A origem da cor combina a paleta da natureza com uma tonalidade eletrizante, sem limites, evocando a diversidade do mundo moderno.
“Escolhemos essa cor porque sentimos que era um tom não convencional para um momento não convencional, algo que poderia nos apresentar uma nova visão. É uma cor que realmente vibra com vivacidade e vigor, que demonstra um novo sinal de força, algo de que todos precisamos para um futuro mais otimista” afirmou Leatrice Eiseman, diretora executiva do Instituto Pantone.
Marcas já estão de olho na tendência – A Motorola anunciou uma edição especial do celular Motorola Edge 30 Fusion no tom avermelhado divulgado pela Pantone. O aparelho está à venda no Brasil por R$ 4.999,00 – com direito a armazenamento de 256 GB.
“A Motorola anunciou ontem nos Estados Unidos uma edição especial do motorola edge 30 fusion na Cor do Ano Pantone 2023, a Viva Magenta, uma tonalidade que marca uma nova era. Com isso, somos a primeira e única fabricante a lançar um celular em parceria exclusiva com a Pantone, fortalecendo a liderança da marca em design e tendências de cores na indústria móvel. E não perdemos tempo. A edição especial começa a ser vendida no Brasil a partir de hoje”, comemorou o presidente da Motorola Brasil, Jose Cardoso, no LinkedIn.
Tendência por cor vibrante já era esperada
O relatório da Pantone e a Semana da Moda de Londres já davam pistas de que em 2023 as cores mais vibrantes fariam parte dos catálogos das marcas. Depois de anos seguidos em tons monocromáticos e frios, períodos reclusos em casa, a busca pelo que transmite vida passa a ser maior.
Na decoração, os tons neutros e ‘soft’ ficam para trás para se apostar em cores como a ‘Spicy Mustard’ – um amarelo poderoso com capacidade para dar uma “nova vida aos interiores” e enchê-los de “vivacidade e energia”. Também um novo tom de verde, apelidado de ‘Abundant Green’, é a inovação do próximo ano capaz de adicionar “um toque convidativo e aconchegante” e proporcionar uma aparência relaxante a qualquer interior.
A Suvinil elegeu a Calcita Alaranjada como a sua cor de 2023, por exemplo. Trata-se de um laranja terroso que traz a energia da inovação enquanto abraça o conforto dos tons terrosos. Equilibrar os sentidos foi a chave para a escolha, feita após identificar em uma pesquisa os principais sentimentos que assolam as pessoas nesse momento.
” A cor do ano define bem nossa necessidade. Falamos de um tom otimista e estimulante que passa a se relacionar, também, com nossa reconexão junto a natureza: a energia aterradora da nuance terrosa, com a possibilidade de diminuirmos o nosso impacto no planeta”, explica Michell Lott, consultor de cores da Suvinil e diretor criativo do Revela 2023.
Via mundodomarketing
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